segunda-feira, 12 de novembro de 2012

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NA BIBLIOTECA JOSUÉ GUIMARÃES


De 13 a 20 de novembro a Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães inicia as comemorações da Semana da Consciência Negra.
Conforme o Manifesto da UNESCO entre as missões de uma biblioteca pública estão:
  • Promover o conhecimento sobre a herança cultural, o apreço pelas artes e pelas realizações e inovações científicas; 
  • Fomentar o diálogo inter-cultural e, em especial, a diversidade cultural; 
  • Apoiar a tradição oral; Assegurar o acesso dos cidadãos a todos os tipos de informação à comunidade; 
  • Proporcionar serviços de informação adequados às empresas locais, associações e grupos de interesse.

Desta forma a BPMJG estará divulgando lista e resumos de livros infanto-juvenis que trazem a temática afro em seu conteúdo. O intuito desta ação é de valorizar e difundir a identidade, a intelectualidade, a beleza e a cultura negra.
 Ao divulgarmos nosso acervo esperamos auxiliar o público em geral que busca por estes conteúdos, mas principalmente aos professores, sobretudo em virtude da aplicação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 que alteram a Lei nº 9.394 de novembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e obriga a incluir na Rede de Ensino a temática História e Cultura Afro-Brasileira. De acordo com as presentes Leis a inclusão da temática afro no currículo das escolas é uma forma de:

  • Valorizar a comunidade negra, contribuindo para a elevação de sua auto-estima;
  • Obter os mecanismos indispensáveis para o conhecimento de um Brasil fortemente marcado pela cultura africana, na expectativa de mudança da mentalidade preconceituosa;
  • Conhecer a história e a geografia da África;
  • Reconhecer a constante presença da marca africana na literatura , na musica, na criatividade, na forma de viver, de pensar, de andar, de dançar, de falar, de rir, de rezar e de festejar a vida;
  • Conhecer a história do Brasil contada sob a perspectiva do negro , com exemplos na política, na economia e na sociedade em geral;
  • Obter elementos necessários para que possa participar com segurança na elaboração do Plano- Político-Pedagógico de sua escola, oferecendo contribuição eficazes para o cumprimento da Lei nº 10.639/2003.

Fonte: Lei Africanidade – História e Cultura Afro-Brasileira, Educação Escola. Disponível em:< http://www.not1.xpg.com.br/lei-africanidade-historia-e-cultura-afro-brasileira-educacao-escola/>. Acesso em: 12 nov. 2012.

“O POETA DA CONSCIÊNCIA NEGRA”

Professor, poeta e pesquisador gaúcho Oliveira Ferreira da Silveira, conhecido nacionalmente por ser o idealizador do Dia da Consciência Negra, que acontece no dia 20 de novembro. A data, cujas comemorações se iniciaram em 1971 pelo Grupo Palmares, na capital gaúcha - é referência para os afrobrasileiros em contraponto ao 13 de Maio, Dia da Abolição da Escravatura. Oliveira Silveira nasceu em Rosário do Sul/RS em 1941 e faleceu em Porto Alegre no dia 1º de janeiro de 2009.


 UM POUCO DE HISTÓRIA:

O dia 20 de novembro, data em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra e a escolha dessa data não foi por acaso. Em 20 de novembro de 1695, Zumbi - líder do Quilombo dos Palmares e um símbolo da resistência e de luta contra a escravidão,  foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares. Comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra nessa data é uma forma de homenagear e manter viva em nossa memória essa figura histórica. Não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação dos escravos, concretizada em 1888. 
O Quilombo dos Palmares começou a ser construído no ano de 1597, nas terras da Serra da Barriga, no atual Estado de Alagoas. Em pouco tempo, tornou-se uma referência da resistência e de  luta de homens e mulheres contra a escravidão e em busca da liberdade. Até  que em 1695, quase cem anos depois do início de sua construção, uma expedição comandada por Domingos Jorge Velho destruiu  o Quilombo  e no dia 20 de novembro assassinou Zumbi. Em 1995, depois de 300 anos de seu assassinato, Zumbi dos Palmares foi oficialmente reconhecido pelo governo brasileiro como herói nacional e o Quilombo de Palmares consagrado como um importante exemplo de luta e organização  da história do Brasil.

Fonte: http://www.embu.sp.gov.br/e-gov/noticia/index.php?ver=4943






Nenhum comentário:

Postar um comentário