terça-feira, 13 de novembro de 2012

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NA BPMJG

A partir do dia 13 até o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra estaremos divulgando nosso acervo com conteúdo voltado para o tema Afro.
Primeiramente divulgaremos os títulos que pertencem a Coleção Infanto-Juvenil, na seqüência virão aqueles títulos de Literatura e Coleção Geral.




O livro de Gcina Mhlophe traz a história da tradição oral africana. São histórias de gente e de bicho que falam sobre ética, solidariedade, amor entre outros temas. Conta também histórias que procuram explicar a origem das histórias e das relações entre alguns animais.
Seus contos podem ser contados e recontados, lidos e relidos. Como os temas são bem variados podem contribuir, ampliar ou iniciar muitas conversas.




Mais uma lenda do que um fato... Mais um mito do que uma história... O Presente de Ossanha conta a história de dois meninos e dois mundos distintos. Um negro, pobre, escravo e sem nome; o outro branco, com nome, rico e o direito de fazer do negrinho um 'brinquedo'. Baseado em um conto de José Lins do Rêgo, Joel Rufino dos Santos recria a história sob o ponto de vista do menino sem nome acrescentando informações da cultura africana e do mundo mítico do moleque escravo.




Só um minutinho, escrito originalmente por Yuyi Morales com tradução de Ana Maria Machado conta a história de uma vovó bem ativa recebe a visita do Senhor Esqueleto, na verdade, a morte, que vem buscá-la. Mas ela é muito esperta e vai adiando o momento da partida, arrumando coisas para sua festa de aniversário e pedindo-lhe para esperar um minutinho. A festa foi linda e cheia de gostosuras. Quando acaba, ela beija seus netos um por um e vai avisar o Senhor Esqueleto que ela está pronta, mas encontra apenas um bilhete, dizendo que a festa foi tão boa que ele não vai perder a do próximo ano de jeito nenhum.

Neste livro Aroldo Macedo e Oswaldo Faustino narram as aventuras de Luana em um lindo lugar chamado Cafindé, o local é um remanescente de quilombo. Lá, todos são contagiados pela alegria, menos o velho Atino, que vive solitário e distante, no alto de um morro. Um dia, Luana visita Atino e fica sabendo que sua tristeza, muito antiga, é fruto da perda de um objeto querido: um berimbau que havia pertencido a seu avô, construído com os restos do casco de um navio negreiro. Então, Luana decide ajudar seu amigo e parte em busca do instrumento perdido. Para isso, ela toca seu berimbau mágico e viaja no tempo para a Cafindé de décadas atrás.



Raio de Sol, raio de Lua é um conto africano do Senegal, recontado por Celso Sisto, traz a história de um tempo em que o Sol e a Lua eram crianças, acompanhavam suas famílias às lavras, banhavam-se e brincavam no riacho. Mas tinham de abandonar a brincadeira quando chegava a hora de as mães aproveitarem as delícias das águas. Um dia, porém, a ordem mudou: as mães foram se refrescar antes das crianças... e o que acontece a seguir acaba por explicar porque? o Sol e a Lua são, hoje, astros que ornam o céu.  





É época de Natal. Pensando nos preparativos, Mama compra uma galinha para engordar até aquela data, entregando-a aos cuidados de Jamela. Mas, conforme o tempo passa, a menina acaba se apegando à ave e transformando-a em bicho de estimação. E quando chega a véspera do almoço, Jamela arma a maior confusão: Não se pode comer um amigo! Vale a pena ler O que tem na panela escrito e ilustrado por Niki Daly com tradução de Luciano Machado.



A história contada e ilustrada por James Rumford se passa no Chade, país de grande extensão. Mas não muito populoso. Chuva de manga  indica um acontecimento que ocorre no país, é a chuva que cai no início do ano e favorece o florecer das mangueiras que, alguns meses depois, estão carregadas de mangas maduras. As ilustrações do texto contribuem para que se conheça um pouco sobre o cotidiano em uma aldeia no Chade. 


Estão todos convidados a vir prestigiar a Semana da Consciência Negra na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães.





































Nenhum comentário:

Postar um comentário