Histórico


Porto Alegre dispõe de biblioteca municipal desde que um decreto de 27 de julho de 1928 determinou a reunião de vários acervos em local específico. Vinculada nos primeiros anos ao Arquivo Público Municipal, a instituição teve diferentes endereços, como o Hotel Majestic. Com a reorganização dos serviços da Prefeitura, em 1955 a Biblioteca seguiu para o Ed. José Montaury (Av. Siqueira Campos), no Departamento de Assistência e Instrução.

Em 1962, já vinculada à Secretaria de Educação e Cultura, migrou para o prédio do Ipase (Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado), na mesma região do Centro Histórico.

A sede atual (640 m2) se viabilizou em 1978, com a inauguração do Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, e a denominação “Josué Guimarães” foi dada em 1986, em homenagem ao escritor gaúcho falecido naquele ano. Dois anos depois, a Biblioteca seria incorporada à Coordenação do Livro e Literatura, segmento da Secretaria Municipal da Cultura. Já em 2001 a instituição passou a contar com uma unidade no bairro Restinga Nova.