sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NA BPMJG



Mais algumas obras do acervo infanto-juvenil que você encontra na BPMJG:



Em Gosto de África, o escritor Joel Rufino dos Santos, também historiador e professor universitário, recupera lendas, mitos e tradições da cultura negra e os transforma em sete histórias - As Pérolas de Cadija, O Filho de Luísa, A Sagrada Família, O Leão de Mali, Bonsucesso dos Pretos, Bumba-meu Boi e A Casa da Flor. Contadas por quem sabe cativar o leitor, a narrativa flui com simplicidade, como se saísse da boca dos velhos contadores de história... Uma boa história pode começar de qualquer maneira. Esta começa com uma quitandeira da Bahia.../ Essa história aconteceu há dez mil anos.../ No interior do Maranhão tem uma vila.../ Numa fazenda de gado à beira do rio São Francisco... Através destas histórias pode-se descobrir outros tempos, outros lugares e outros valores. E, assim, ter outro olhar para o presente e para o futuro.


O Menino mestre e o Rei Zumbi conta, a história de um menino que veio para no Brasil (colônia) para trabalhar como escravo. O livro é uma homenagem ao povo africano que enfatiza temas como _ História, Geografia, folclore, ética, meio ambiente e a pluralidade cultural. Além disso, mostra um pouco do povo africano, que faz parte do imaginário popular e utiliza ilustrações para apresentar a família africana.

Fonte :http://www.pedagogiaaopedaletra.com/




Agora apresentamos a Coleção Lembranças Africanas da escritora e poetisa Sonia Rosa:

O primeiro livro da coleção Lembranças Africanas traz todo o encanto da capoeira, luta gingada que surgiu no Brasil, a partir dos negros bantos de Angola, que vieram para o Brasil como escravos — uma forma de defesa nas lutas contra a escravidão. Os escravos das fazendas iam para as capoeiras (capinzais) dançar e lutar. Por isso a luta ficou com esse nome. Com belíssimas ilustrações de Rosinha Campos, ele inicia a coleção recomendada pela FNLIJ.



Em feijoada,a autora conta como uma iguaria originalmente trazida pelos Portugueses — feijão com miúdos de porco — foi adotada pelos escravos, que a ela adicionaram outros sabores: feijão-mulatinho e preto do Brasil, arroz, couve, farofa, laranjas... E assim nasceu o cartão de visitas da cozinha brasileira. Saborosamente ilustrado por Rosinha Campos.




O terceiro volume da coleção Lembranças Africanas conta a história do jongo, música e dança criadas pelos escravos nos terreiros das fazendas do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, e precursoras do nosso conhecido samba. As alegres imagens de Rosinha Campos, "dançam" ao ritmo dessa tradição.





O maracatu é uma festa criada pelos negros escravos bantos, que vieram do Congo. Eles elegiam um casal de líderes — um rei e uma rainha — e encenavam uma visita aos portugueses, com vestimentas luxuosas, dançando e tocando tambores. Aqui, essa festa é contada em versos de Sonia Rosa, e ilustrada ricamente por Rosinha Campos.



O tabuleiro da baiana, mais recente lançamento da coleção Lembranças Africanas, traz para o universo infantil a graça e o encanto desse personagem tão típico do cenário brasileiro: a vendedoras de quitutes que ficaram conhecidas em todo o país como “baianas”. As roupas, o tabuleiro e os pratos típicos da culinária baiana são sua “marca registrada”. Novamente, as ilustrações de Rosinha Campos dão vida e cor ao poético texto de Sonia Rosa.




Fonte:http://www.pallaseditora.com.br/categoria/infantil/5/

Nenhum comentário:

Postar um comentário