sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NA BPMJG


Seguem ainda os títulos disponíveis em nosso acervo infanto-juvenil:


Menina Luz - Christina Dias
Essa menina nasceu numa caixa de oito lados. Ela viaja o mundo todo com sua caixa-vida, colando nela lembranças dos lugares onde passava. Um dia ela conheceu um povo diferente, que não viajava e adoravam ficar dentro de suas caixas. Um povo que não se importava com a escuridão. E esse povo prende a Menina Luz dentro da sua própria caixa. Descubra como a Menina Luz conseguiu escapar deles.



Lendas afro-brasileiras - Paulo Becker



Neste livro o autor faz um resgate da cultura africana, cujos temas são universais e tradicionais, adaptando-os ao jovem leitor brasileiro. Sua leitura permite às crianças conhecer uma pequena parte da cultura e sabedoria da África e sugerem novas formas de reconhecer a riqueza que nasce da diversidade. São narrativas simples, recolhidas da tradição oral que divertem e ensinam ao mesmo tempo.




Caminhos de Exu - Carolina Cunha
Caminhos de Exu apresenta dois itans (lendas iorubás) do orixá Exu. Com os navios negreiros, a bordo dos quais vieram, às pencas, os iorubás trouxeram muitos tesouros que hoje nos ornamentam e singularizam. Entretanto, essa é uma contribuição pouco valorizada na prática de ensino na maioria das escolas. Trata-se de uma cultura milenar transmitida oralmente, um dos motivos que dificultam sua entrada no ambiente escolar, fortemente baseado na palavra escrita. Este livro estimula a importante difusão da cultura iorubá entre os alunos e os convida para uma reflexão sobre a história brasileira e suas origens.




O baú de histórias - Gail E. Haley
Um conto africano recontado e ilustrado por Gail E. Haley. O baú de histórias mostra como é importante recuperar a memória de um povo, de uma nação, como parte do acervo cultural. Vencedor do prêmio The Caldecott Medal, mostra como homens e animais, pequenos e frágeis podem superar e vencer grandes dificuldades. Tudo isso com o colorido e as tradições do mundo africano.





Menina bonita do laço de fita -
Ana Maria Machado
Um coelho branco apaixonado por uma criança negra. Isso é possível? Sim, e a comprovação está nas páginas do livro Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado. Além do caráter lúdico de sua criação, a autora coloca em cena, nesta obra, diversos aspectos muito debatidos nos dias de hoje, como a auto-estima das crianças negras e a fraternidade inter-racial. Razão suficiente para tornar Menina bonita do laço de fita um excelente livro infantil, com alta dosagem de sensibilidade.




Enrilé: o caçador e outros contos africanos -
Adilson Martins
Neste livro os personagens têm nomes africanos; os animais e as plantas são nativos da África; os lugares ficam na África, mas seus temas são universais. Alguns contos procuram explicar a origem de certas coisas; esse é um tipo de conto presente em todas as culturas. Existem contos que falam de recompensas e castigos, ou do valor da esperteza para enfrentar dificuldades. Com eles, também aprendemos que pequenos favores a animais mágicos podem trazer grandes benefícios, e que o caçula enganado pelos irmãos pode 'dar a volta por cima', entre muitas outras lições. Os contos se caracterizam por apresentar muitos elementos e detalhes que vamos descobrindo aos poucos, conforme vamos lendo (ou ouvindo) mais e mais vezes o mesmo texto.

O papagaio que não gostava de mentiras
 e outras fábulas africanas -
Adilson Martins


 Neste livro o autor conta que o fato de os animais serem os personagens mais característicos das fábulas foi devido à observação do comportamento desses animais, e que algumas características deles podiam ser atribuídas aos seres humanos, como a preguiça, zelo, vaidade, humildade, lealdade, traição, etc.
O escritor revela que em muitos povos africanos também foram criadas fábulas. Elas tinham uma importância enorme, justamente pela característica de transmissão de valores através da oralidade, formando assim um importante acervo de literatura oral.


O espelho dourado - Heloisa Pires Lima



A história de "O espelho dourado" passa-se por volta do ano 700 d.C. no reino medieval de Gana, território localizado na curva do rio Niger, e remete à crença achanti de que os mortos habitam um mundo que é a imagem espelhada do mundo dos vivos. Os dois mundos encontram-se nos sonhos. Desse cenário surge Nyame, divindade cujo corpo de fogo provocou o nascimento do universo e que lembra o período de abundância da etnia achanti.





Se você ficou curioso e quer conhecer estas e outras histórias venha até a Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães e faça a sua inscrição gratuitamente para retirar os seus livros prediletos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário