segunda-feira, 27 de maio de 2013

ESCRITORA LÉIA CASSOL PROMOVE SHOW LITERÁRIO AOS ALUNOS DA ONG RENASCER DA ESPERANÇA NA BIBLIOTECA DA RESTINGA


O encontro literário e musical entre a escritora e os alunos do Renascer da Esperança ocorreu no dia 21 de Maio, na Biblioteca Pública Municipal Josué GuimarãesRamal 1Restinga, animado pelo violão e a presença cênica do músico Johnny Pedra, dentro do calendário de eventos do projeto Autor Presente criado em 1972 pelo Instituto Estadual do Livro (IEL).
Autor Presente caracteriza-se pela promoção da leitura e da literatura gaúcha qualificando iniciativas de ensejo à formação de novos leitores. Em 2013, a partir de uma lista elaborada pelo IEL, escolas da rede pública estadual de ensino, bibliotecas vinculadas ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Rio Grande do Sul ou bibliotecas sediadas nos "Territórios de Paz", podem escolher o escritor ou escritora que pretendem levar para encontros que têm como condição a leitura prévia de sua(s) obra(s), além de um trabalho que estimule a fruição, a criatividade, o aumento do repertório de leituras e a promoção da cidadania através do acesso aos bens culturais.


Conforme a bibliotecária da BPMJG – R1 – Restinga, Marta Lemos: “o projeto Autor Presente soma-se às ações que já desenvolvemos junto à rede escolar objetivando a formação de novos leitores, especialmente A Hora do Conto de Fadas”.
O evento contou com a presença de frequentadores do espaço e de funcionários da BPMJG/CLL/SMC.













Os principais objetivos da BPMJG  R 1  Restinga são:
1)  Fomentar a leitura e difundir o livro como instrumento do saber e prazer;
2)  construir um processo cognitivo e cidadão mediado pela leitura;
3)  criação de um elo afetivo entre o livro e a criança;
4)  criação de novos leitores;
5)  aproximar crianças e adolescentes do texto literário.





Léia Cassol é atriz, arte-educadora e contadora de história. Graduada em Letras pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA. Trabalha em projetos culturais, sociais e pedagógicos em instituições públicas, privadas e organizações não-governamentais, bem como em feiras, bienais e eventos culturais e literários na região metropolitana de Porto Alegre, interior do Estado e no Brasil. Coordenou por quatro anos o espaço QG dos Pitocos na Feira do Livro de Porto Alegre. É a idealizadora e coordenadora do Seminário de Contadores de Histórias “Ao Pé do Ouvido”, na cidade de Cachoeirinha/RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário