terça-feira, 14 de maio de 2013

NOVIDADES NO ACERVO DA BPMJG

Algumas obras que são novidades em nosso acervo são fruto da doação espontânea de nossos usuários por isso agradecemos imensamente à todos, pois a doação permite que tenhamos sempre títulos novos para oferecer aos nossos usuários que buscam na leitura, tanto a informação e o conhecimento, quanto o lazer. Salientamos que a BPMJG aceita doações, desde que estejam em boas condições de uso. Agradecemos especialmente às seguintes pessoas que doaram livros no último mês: Luciane Michaelsen, Ligia Carneiro e Mary Motta.

Aproveitamos a oportunidade para avisar que a BPMJG estará com horário estendido no dia 16 de maio (quinta-feira), funcionando das 09:00 às 20:00 horas!


A memória de uma cidade é a soma das memórias de seus habitantes. São eles que carregam e transmitem não só o jeito, a cultura, os costumes, mas aquilo que de mais próximo pode-se chegar das pequenas coisas: a história dos paralelepípedos, os cheiros de um bairro, a textura de cada praça.
Temos aqui o registro da memória por meio da escrita, que fala das pessoas que deram vida a Porto Alegre nos mais variados tempos, eternizadas por quem esteve perto, viu ou ouviu aquele dia, aquele fato.
Este livro reúne uma coleção de textos de vinte e dois autores que fazem uma louvável e deliciosa reunião de suas vivências e de seus afetos. Este é um livro para ser lido como quem entra numa foto e pode ouvir, tocar e fazer parte daquela memória, que é minha, sua é de Porto Alegre.

“Um vozeirão característico. Chapéu de couro e sanfona em punho. Antes de qualquer adjetivo, tinha orgulho de ser o “Rei do Baião”. Já seu filho, um garoto sofrido, cresceu nas vielas de um morro, sem o amor de pai e mãe, mas dono de um coração puro e alma de artista. Com diferenças gritantes de personalidade, postura política e comportamento, o entendimento entre pai e filho só se daria após muitos anos de traumas, dores e enfrentamentos. Foi somente no final de 1979, no show Vida de viajante, que Gonzaguinha e Gonzagão enfim se apresentaram juntos, selando uma amizade que duraria até o fim de suas vidas. Durante esse período, mais de vinte horas de conversa entre os dois foram registradas. Foi da audição dessas fitas que essa biografia tomou forma. Uma história conturbada e trágica, mas de um amor profundo entre pai e filho, que faz vibrar o imaginário popular.”
A jornalista Florência Costa mostra um pouco da Índia neste livro onde estão os contrastes de um país que é pobre e rico; pacífico e violento; espiritual e material, que cultiva a democracia, porém mantém as castas, que criou o Kama Sutra, mas proíbe beijos nos filmes produzidos em sua Bollywood. Enfim a Índia é aquilo que o turista vê, as festas de casamento monumentais, a tecnologia, a espiritualidade, às religiões e a culinária com sua variedade de temperos, e é este contraste que você poderá perceber ao ler este livro, imperdível para quem quer conhecer um pouco sobre a cultura e os costumes do povo indiano.

Mar Profundo, aclamado romance de estréia do escritor Romesh Gunesekera, é uma exótica história de amor, crescimento e perda que se passa no exuberante paraíso da ilha do Sri Lanka. Triton, o narrador, é um garoto de 11 anos que passa a trabalhar na casa de um biólogo obcecado por plânctons e corais. O livro conta como ele cresce, observando os acontecimentos da casa e do país, desgastado pelas convulsões políticas e sociais, enquanto cozinha os mais exóticos e apreciados pratos da cozinha regional.

A Noite dos Favelados focaliza o problema do crescimento desordenado pelo qual passam as grandes metrópoles, em um ambiente onde se mesclam todas as matrizes da paixão humana, os acontecimentos evoluem inexoravelmente para um clímax apocalíptico. A partir de uma trama vibrante este romance de ficção social permite que diante da atual conjuntura sócio-econômica, e da violência a qual estamos expostos a indagação: até onde a ficção criada pelo autor não será o prenúncio de uma trágica realidade?Vale ler o livro e obter as respostas!

Com O Jogo do Namoro,  Danielle Steel manteve a rotina de sucessos à qual está habituada, chegando às principais listas de mais vendidos dos Estados Unidos, e levando novamente aos seus leitores o glamour, a emoção e as tramas cativantes que já venderam mais de 550 milhões de livros em todo o mundo. 
Numa novela tocante e maliciosamente engraçada sobre abandono e superação, sobre coragem e humor, Danielle Steel explora o significado de começar outra vez, Paris Armstrong estava feliz com o casamento, a família, a vida quando seu marido, com quem estava casada havia 24 anos, disse que precisava conversar, ela não podia imaginar que ele estava a ponto de pedir divórcio. Assim, de uma hora para a outra, o marido que ela adorava a largou por uma mulher mais jovem, e Paris ficou sozinha para descobrir como superar o dia seguinte, e mais ainda, o resto de sua vida, querendo ou não, e encontrar algo melhor do que você tinha antes.

Estas e outras novidades esperam você na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães.
Fontes consultadas: www.skoob.com.br ; gazetadearacariguama.com.br ; www.martinsfontespaulista.com.br ; www.mundomirim.com.br ;  www.redeseditora.com.br .






Nenhum comentário:

Postar um comentário