terça-feira, 8 de maio de 2012

A BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JOSUÉ GUIMARÃES DIVULGA SUAS NOVAS AQUISIÇÕES


O livro “Casa Gucci”, de Sara Gay Forden, lançado neste ano com o gancho dos 90 anos da empresa, é um trabalho de jornalismo investigativo minucioso. Arrematado com as impagáveis histórias da família italiana que fazem do livro um deleite tragicómico sobre esse mirabolante case de sucesso. A trama ainda promete virar filme sob a direção de Ridley Scott nos estúdios Fox, mas a família pode interditar o projeto antes mesmo de chegar ao cinema, está aí mais uma razão para você não deixar de ler o livro.


A jornalista e escritora Regina Echeverria passou os últimos cinco anos escrevendo “Sarney, a biografia” que, enfim, ganha as livrarias de todo o país. Sem ódios nem paixões, esta biografia foi escrita para que o leitor tire suas próprias conclusões sobre quem é o político José Sarney.



Em “Linha D’Agua” o leitor acompanha o nascimento do interesse de Amyr pelos barcos, sua paixão pelas canoas de Paraty, as leituras desfrutadas no sótão e as histórias recolhidas pelo mar. Testemunha também as pesquisas, os testes e as viagens empreendidas para realizar o sonho de um barco capaz de passar anos inteiros nas terras geladas da Antártica e levar na tripulação crianças e suas fantasias infantis. O novo livro de Amyr Klink traz um barco como tema, mas o homem é o porto. E, como toda boa história marítima, tem até tesouro enterrado.


Na voz de Sydney Bartleby, o personagem principal de “O perdão está suspenso”, Patricia Highsmith reafirma a linha reflexiva que atravessa toda a sua obra: “Qualquer tipo de pessoa pode matar. Isso se deve também às circunstâncias e não só ao temperamento humano. Há alguns que vão longe – apenas um pequeno deslize é capaz de empurrá-los para o abismo”. Com seu talento e incomparável sensibilidade para as vibrações profundas da natureza humana, a autora colore de forma espantosa a descida de Sydney ao mundo traiçoeiro de sua própria ficção.


Nesse livro, o jornalista Leandro Narloch prefere adotar uma postura diferente --que vai além dos mocinhos e bandidos tão conhecidos. Ele mesmo, logo no prefácio, avisa ao leitor: "Este livro não quer ser um falso estudo acadêmico, como o daqueles estudiosos, e sim uma provocação. Uma pequena coletânea de pesquisas históricas sérias, irritantes e desagradáveis, escolhidas com o objetivo de enfurecer um bom número de cidadãos". “Guia politicamente incorreto da história do Brasil” poderá enfurecer muitas pessoas. Porém, a história, assim, fica muito mais interessante e saborosa para quem a lê.

Ao divulgarmos está lista de títulos recentemente incorporadas ao acervo, aproveitamos para agradecer aos nossos usuários e amigos que permanentemente realizam doações que enriquecem o acervo da Biblioteca. 
Agradecemos aos senhores: Daniel Galera, Denis Amaral Pires, Ney Monteiro Junior, Ruy E. Marinho e, as senhoras Vera Lia Paczek Souza e Raquel Bandeira Bertoletti.
Este agradecimento reforça a importância que têm a doação de livros para uma biblioteca, pois o livro deve circular e doar é algo que devemos ter em mente quando terminamos de ler um livro, que ele faça bem a outras pessoas trazendo mais cultura, informação e lazer. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário