segunda-feira, 23 de abril de 2012

SEMANA DO LIVRO DE 18 A 24 DE ABRIL “QUEM LÊ POUCO PERDE MUITO”


“Quem Lê Pouco Perde Muito” com este slogan a Câmara Rio-Grandense do Livro convida todos para as comemorações da Semana do Livro que se realiza de 18 a 24 de abril.
Dentre as atividades que acontecem em diversas cidades do Estado estão os saraus literários, encontro com autores, contação de histórias e lançamento de livros.

O ponto alto da Semana em Porto Alegre é a Solenidade pelo Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, na qual são homenageadas pessoas e instituições, indicadas pela diretoria da CRL, que mais se destacaram por ações de promoção da leitura realizadas ou viabilizadas no ano de 2011.

Os homenageados são:
  • O deputado federal José Luiz Stédile, por sua atuação como idealizador e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Biblioteca Pública, através da qual mais de duas centenas de deputados federais assumiram o compromisso de se empenhar pela democratização do acesso ao livro e à leitura no país. Em uma iniciativa exemplar, Stédile teve aprovado, recentemente, projeto de emenda ao orçamento do Ministério da Cultura, que visa à modernização de bibliotecas públicas municipais gaúchas, que serão selecionadas mediante a apresentação de projetos ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.
  • O Projeto Conto no Assentamento Filhos de Sepé, de Viamão cujo objetivo é estimular a leitura entre as 400 famílias que vivem no Assentamento, foi criado, em 1998, com a colaboração de alunos de graduação do Instituto de Letras da Ufrgs, pela professora Graciela Reyna Quijano, que, mesmo depois de se aposentar, em 2004, seguiu em sua coordenação. Para sediá-lo foi construída a Casa da Leitura, uma biblioteca comunitária autogerida. Atualmente, a professora Cilone Zang, moradora do Assentamento, encarrega-se do empréstimo de livros e organiza oficinas e outras atividades culturais oferecidas à comunidade.
  • A Confraria Reinações que reúne, mensalmente, escritores e leitores de literatura infantil e juvenil, a fim de debater a produção literária voltada às crianças e aos adolescentes, destacando seu espaço e importância na formação de público leitor e seu caráter de Arte.
  • O Projeto Amigos da Leitura do município de Imigrante onde um grupo de alunos dos anos finais do ensino fundamental, escolhidos como vereadores mirins por seus colegas, atuam como agentes da leitura, percorrendo as empresas do município, para oferecer livros da biblioteca pública a seus trabalhadores. Além de recomendar obras, leem em voz alta poemas e contos curtos, para incentivar o gosto pela leitura.
  • O Banco de Livros da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, que faz parte do Sistema Fiergs realiza um trabalho pioneiro no país. Coleta livros novos e usados por meio de entidades parceiras e do Sistema Fiergs e, após a devida triagem e higienização, colabora para a atualização dos acervos de bibliotecas comunitárias e para a criação de salas de leitura e bibliotecas em instituições, como creches, asilos, hospitais, comunidades terapêuticas e presídios, assim como em unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo – Fase.
  • Como Biblioteca do Ano 2011, recebe a homenagem a Biblioteca Pública Municipal Dr. Demétrio Niederauer, de Caxias do Sul.
  • Como Personalidade do Ano, o secretário municipal da Cultura de Porto Alegre, Sergius Gonzaga.
  • O Destaque do Ano fica para o Grupo de Trabalho do Plano Municipal do Livro e Leitura, de Porto Alegre.
Prestigie o evento:
Data: 23 de abril de 2012
Horário: 19h30
Local: Teatro Renascença, Avenida Érico Veríssimo nº 307 – Bairro Menino Deus – Porto Alegre.
Fonte: Câmara Rio-Grandense do Livro. Disponível em: http://www.camaradolivro.com.br/index.php


Nenhum comentário:

Postar um comentário