O Livro Infantil possui algumas peculiaridades em relação as obras literárias como um todo, é uma obra escrita por vezes ilustrada, mas isto depende muito da faixa etária a que se destina. Se a criança está começando a conhecer o alfabeto porém não encontra-se ainda alfabetizada é aconselhável que seu primeiro contato seja com aqueles livros que possuem mais ilustrações do que texto. Quando a criança está em uma fase de descoberta da leitura o texto pode vir acompanhado de ilustrações que facilitaram a compreensão e assimilação do texto escrito fazendo que a criança tenha maior interesse pelo livro. À medida que vai crescendo e incorporando a leitura ao seu dia a dia menos a criança busca auxilio nas imagens que ilustram a história e mais e mais utiliza sua própria imaginação, então é capaz de ler os livros que possuem somente texto.Como podemos perceber isto significa um avanço e deve estar de acordo com o desenvolvido de cada um, o importante é que a leitura seja estimulada e que seja encarada como algo que traga felicidade e prazer.
*DIA 02 DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL
No dia 02 de abril comemora-se o Dia Internacional do Livro Infantil a data é uma homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen que nasceu no dia 02 de abril de 1805. A data é comemorada desde 1967, por iniciativa do (IBBY) International Board on Books for Young People. O autor escreveu diversos livros para as crianças entre eles: O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, O Patinho feio, entre outros.
*DIA 18 DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL
O dia 18 de abril foi o dia escolhido para comemorar o livro infantil no Brasil em função de ser esta a data de aniversário do maior escritor de literatura infanto-juvenil em nosso país, instituído pela Lei Nº 10.402 de 08 de janeiro de 2002.Conhecido principalmente como o criador de personagens inesquecíveis como a boneca Emília, Narizinho, Pedrinho e todos que formam a Turma do Sítio do Pica-pau Amarelo, José Bento Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882.
CAIXA MÁGICA DE SURPRESA
Elias José
Um livro
É uma beleza,
É uma caixa mágica
Só de surpresa.
Um livro
Parece mudo,
Mas nele a gente
Descobre tudo.
Um livro
Tem asas
Longas e leves
Que, de repente,
Levam a gente
Longe, longe.
Um livro
Cheio de sonhos coloridos,
Cheio de doces sortidos,
Cheio de luzes e balões.
Um livro
É uma floresta
Com folhas e flores
E bichos e cores.
É mesmo uma festa,
Um navio pirata no mar,
Um foguete no ar,
É amigo e companheiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário