quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

NOVIDADES NO ACERVO (CONTINUAÇÃO)


" A companhia dos livros dispensa com grande vantagem a dos homens". Marquês de Maricá (1773-1848)


O livro Coração de pai, seleção de textos do jornalista José Ruy Gandra reúne 45 histórias tocantes sobre a arte de criar filhos, baseado em sua experiência com os próprios filhos, Paulo e Pedro. Guiado por temas em que sua própria infância e a de seus filhos se entrelaçam, o autor dialoga com questões familiares universais. Amor. Separação. Medo. Amizades. Morte. Deus. Em textos curtos impulsionados pelas vivências experimentadas ao lado da primeira e segunda mulher, do primeiro e segundo filho, entre separações e superações, alegria e temores, Gandra constrói nas quase 200 páginas um painel de histórias singelas, das quais brotam lições e recordações capazes de cativar o leitor do início ao fim. Como numa roda de leitura oral, a forma escolhida pelo autor tem a capacidade de costurar, num mosaico envolvente, temas banais ou marcantes a reflexões de altíssima voltagem poética. Uma voz parece entoar toda a narrativa, como se uma linha fosse traçada a cada novo capítulo, conectando os personagens aos acontecimentos e seus desdobramentos. 

Por que ele? Por que ela? Como conhecer seu amor verdadeiro conhecendo seu tipo de personalidade não é um livro para ser lido uma única vez, tampouco de forma linear. A antropóloga norte-americana Helen Fisher faz uma breve introdução sobre personalidades, amor e relacionamentos para logo em seguida entregar aos leitores o que eles realmente estão procurando: o teste que irá determinar em qual tipo de personalidade cada um mais se enquadra. A partir daí, cada qual pode adotar um estilo de leitura, detendo-se aos perfis que mais têm a ver com seu tipo de personalidade, descobrindo qual o tipo de parceiro ideal ou indo direto às recomendações certeiras da escritora no último capítulo. A questão “por que você se apaixona por uma pessoa e não por outra?” foi o ponto de partida para a pesquisa que Helen Fisher viria a desenvolver com quase 40 mil homens e mulheres. O primeiro passo, fundamental para tudo que viria a seguir, foi determinar tipos de personalidades, com as devidas características. Ela chegou a quatro: exploradores (disposição para correr riscos, curiosos, otimistas, espontâneos) construtores (leais, persistentes, sociáveis, calmos), diretores (francos, decididos, centrados, lógicos, realistas) e negociadores (imaginativos, agradáveis, idealistas, altruístas, simpáticos). Havia, porém, ainda uma dúvida importante sem resposta: “Será que a personalidade orienta quem você vai amar?” Ela chegou também à conclusão de que cada tipo principal básico de personalidade confraterniza com um grupo diferente, quer viver em um lugar diferente e tem valores religiosos diversos. Com essas informações, a autora elaborou perfis detalhados e tirou conclusões sobre as melhores combinações, aquelas que trazem melhores resultados em um relacionamento. Cada perfil ganhou um espaço generoso no livro. A autora dá ainda dicas preciosas sobre como agir para não assustar a pessoa em que se está interessado e sobre como tirar o melhor proveito das informações que foram obtidas durante a leitura.

Neste segundo livro da série “O vendedor de sonhos”, Augusto Cury continua contando a história de um homem, o Mestre. Nessa saga, o drama e a comédia, a dor e o riso, a sanidade e a loucura percorrem as mesmas artérias, invadem os textos e tumultuam a história. Neste O vendedor de sonhos e a revolução dos anônimos o Mestre continua virando a sociedade de cabeça para baixo. Seus discípulos "amalucados", dos quais se destacam Bartolomeu e Barnabé, ganham asas e revelam uma criatividade surpreendente, aprontando mil peripécias, provocando, satirizando e instigando a tudo e a todos. Esta obra mostra que as sociedades são constituídas de heróis anônimos, que não estão sob os holofotes da mídia. Ao desvendar as diversas faces destes benfeitores sociais, o autor propõe uma discussão a respeito os lados opostos da humanidade: a calma e a ansiedade, a loucura e a sanidade.

 Fonte imagens : livrariaresposta.com.br ; viecomentei.blogspot.com ; dicadelivro.com.br ; rocco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário