terça-feira, 20 de novembro de 2012

20 DE NOVEMBRO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


Hoje 20 de novembro, dia em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra a BPMJG encerra a programação cultural iniciada em 13 de novembro, em que foram divulgadas as obras do acervo da biblioteca relacionadas a temática afro e a cultura negra em geral. Procuramos com esta iniciativa ressaltar as diversas facetas da cultura e história do povo oriundo do continente africano que muito contribui para a construção do nossa identidade gaúcha  e brasileira.



Hoje estamos divulgando algumas obras que tratam do tema afro de forma geral, tais obras encontram-se disponíveis para empréstimo em nossa Biblioteca.

Racismos e anti-racismos no Brasil é um livro que trata da questão dos vários Brasis que existem em nosso país. Com uma argumentação coerente e atualizada, Jacques d'Adesky percorre extensa bibliografia para mapear a origem do racismo, seu mecanismo e sua ocorrência na Sociedade Brasileira, que apesar de aparentemente tolerante, está muito longe do paraíso racial apregoado no discurso formal.


A partilha da África foi um dos mais espetaculares e dramáticos eventos da história moderna. Em menos de trinta anos, o "continente negro" foi retalhado pelas potências européias: Inglaterra, França, Bélgica, Itália, Espanha e Portugal. Como um romancista, o historiador holandês H.L.Wessiling monta uma trama em que ficam claras as estratégias imperialistas para ocupar e "civilizar" o continente africano. Dividir para dominar aborda a história da Africa de um ponto de vista diferente, como um objeto de interesse dos europeus, de seu amor pela conquista e pela diplomacia, e também como objeto de partilha política.

Por que “raça”? apresenta uma coletânea de textos de pesquisadores renomados nacional e internacionalmente com suas reflexões acerca da linguagem fílmica e da “questão racial”. A idéia do livro surgiu a partir do projeto Antropologia e Cinema, desenvolvido pelo curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria, coordenado por Maria Catarina Chitolina Zanini organizadora desta publicação. A publicação pretende ser um incentivo às pesquisas e ao debate acerca da “questão racial” no Brasil, em especial num momento complexo como o que vivemos, no qual se colocam em pauta as ações afirmativas em favor da população negra e de determinados grupos étnicos.


 O intelectual, escritor (autor de vário livros) e compositor Nei Lopes recebeu o prêmio Jabuti em 2009 com o livro História e cultura africana e afro-brasileira, da editora Barsa Planeta, como melhor livro na categoria didáticos e paradidáticos. Pesquisador sistemático das culturas africanas, Nei Lopes é autor, a partir de 1981, de vasta obra publicada em livros e periódicos. Os seguintes livros do autor estão presentes em nosso acervo:

A 'Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana' é o resultado de longos anos de pesquisa minuciosa. Seguindo um rigoroso critério de pesquisa, o livro contém cerca de nove mil verbetes, abordando assuntos dos mais diversos - que vão de biografias a vestuário; de fatos históricos e contemporâneos a acidentes geográficos, flora e fauna; de festas e divertimentos a profissões e atividades. Reúne, assim, num único volume, uma gigantesca massa de informações ligadas à matriz cultural do mundo africano, tornando-as acessíveis a um público amplo.

Desde a antiguidade, sempre existiram várias formas e manifestações como o Aparthaid, o anti semitismo, o preconceito, a discriminação, a segregação, o molestamento, o genocídio...Conceitos e informações importantes para que as crianças compreendam os males sócio políticos e culturais que o racismo causa. 
Paulinha e Pedrinho são filhos de pai negro e mãe judia. Fruto da mistura de raças, as duas crianças não conseguem entender por que certas pessoas são, em função da sua cor, tratadas de maneiras diferentes. O pai Paulão, e a mãe Lia, tentam explicar aos filhos a origem dessa distorção chamada “racismo”. Apesar do nome a obra traz informações úteis para muitos adultos. 
Fonte:http://www.favelatemmemoria.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=2&infoid=132. Acesso em 20 nov. 2012.

Outras títulos disponíveis:
Porto Alegre assume sua negritude - Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Presença negra no RS - Cadernos Ponto & Vírgula
O escravo gaúcho : resistência e trabalho - Mário Maestri
Nós, os afro-gaúchos - Coordenadores Euzébio Assumpção e Mário Maestri





Nenhum comentário:

Postar um comentário