terça-feira, 5 de abril de 2011

SISTEMA INFORMATIZADO DE BIBLIOTECAS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

O projeto de dotar a Prefeitura Municipal de Porto Alegre de sistema informatizado para a administração de suas  bibliotecas foi iniciado em 2007, com constituição de um grupo de trabalho composto pela  PROCEMPA, Secretaria Municipal da Cultura (SMC), Secretaria Municipal da Educação (SMED) e  Secretaria Municipal da Saúde-Hospital de Pronto Socorro (SMS-HPS). 
A idéia é a utilização de uma base de dados unificada, de forma a permitir a integração e o compartilhamento de informações entre todas as unidades (bibliotecas) do Município.
Um sistema informatizado que integre todas as bibliotecas do município proporciona muitas vantagens, tais como a otimização do tempo de busca e inclusão de registros de dados, com o aproveitamento dos já incluídos nas bases  existentes; a disponibilização de acesso "on-line" dos acervos (o que ainda não foi alcançado), e serviço de empréstimo entre bibliotecas (que ainda não ocorre); a possibilidade de acesso e permuta através do banco de dados de outras bibliotecas no Brasil e no exterior (intercâmbio de registros de dados); e a qualidade dos atendimentos e serviços.
Atualmente o sistema está implantado na Biblioteca Josué Guimarães da SMC, na biblioteca do HPS/SMS, da Procempa, do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), do Arquivo Histórico Municipal Moisés Vellinho, na biblioteca Central e outras da SMED. 
Na Biblioteca Josué Guimarães (BPMJG), iniciou-se a catalogação, em 2005, numa base de dados desenvolvida dentro do padrão CDS/ISIS, distribuída gratuitamente pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Rio Grande do Sul (INBIB). A compra do software Pergamum permitiu a migração da base de dados que se possuía na BPMJG, sem prejuízos de perda de registros. O acervo encontra-se 100 % inserido na Base Pergamum formando um catálogo on-line na Intranet (dentro dos computadores da PMPA) e esperamos em breve colocá-lo na Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário