segunda-feira, 4 de abril de 2011

02 DE ABRIL, DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL


Em homenagem ao autor infantil dinamarquês Hans Christian Andersen, que tem o título de "criador da literatura infantil internacional", o dia internacional do livro infantil é comemorado na data de seu aniversário, 02 de Abril - nesse último sábado.
O autor escreveu mais de 156 contos, e algumas de suas obras mais conhecidas mundialmente são: “O Patinho Feio”, “O Soldadinho de Chumbo”, e “As Roupas Novas do Imperador”.


O dia internacional do livro infantil é conhecido e comemorado em mais de sessenta países, como forma de incentivar e despertar nas crianças o gosto pela leitura. A literatura infantil surgiu no intuito de educar as crianças moralmente, já que os livros infantis tinham normalmente caráter pedagógico, além de lúdico. 

As histórias infantis abordam valores morais e éticos, que levam as crianças a repensar suas atitudes do cotidiano, fazendo uma reflexão sobre o que foi lido. Geralmente, os livros infantis têm suas histórias inspiradas nas lendas e tradições do folclore dos povos, como os clássicos da literatura mundial, mas há também livros apenas ilustrados, sem texto. Os livros, mesmo os somente ilustrados, proporcionaram o desenvolvimento do imaginário das crianças, assim como o aspecto cognitivo, desenvolvendo seu aprendizado em várias situações da vida.
A Biblioteca Josué Guimarães possui um acervo infantil à disposição das crianças em um espaço agradável. Traga seus filhos, sobrinhos, netos, afilhados para conferir nosso acervo de histórias  histórias infantis e nos ajude a incentivar a leitura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário