Hoje, dia 18 de Abril, é Dia Nacional do Livro Infantil, data que foi definida em 2002 pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato - criador da literatura infantil no Brasil.
Monteiro Lobato nasceu em 18 de Abril de 1882, em Taubaté, interior de São Paulo. Em suas obras, procurou resgatar a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, a Cuca, e outros. Também enriqueceu suas obras com a mitologia grega, bem como personagens do cinema e de histórias em quadrinhos. Grande autor da literatura infanto-juvenil, Lobato também traduziu e adaptou vários livros estrangeiros.
O autor fez questão de transmitir conhecimentos e ideias em livros que tratam de história, geografia e matemática, tornando-se pioneiro na literatura paradidática (em que se aprende brincando). Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade.
A data de hoje é muito importante, pois chama atenção para a importante questão da leitura infantil, e a diferença positiva que a leitura proporciona à formação de uma criança.
Por Mariana Boeira Michelena
Por Mariana Boeira Michelena
Nenhum comentário:
Postar um comentário