quarta-feira, 19 de junho de 2013

Poesia e forma: linguagem carregada de significado

 A linguagem encarece a função poética quando valoriza o texto na sua elaboração e materialidade, ou seja, quando o autor trabalha o arranjo de palavras, figuras de linguagem (metáfora, antítese, hipérbole, aliteração), fazendo uma exploração tanto dos sentidos (sinestesia), quanto dos significados. Nesse tipo de função o que está em causa é o aspecto estético da linguagem.
 A partir do conceito de que literatura é a linguagem carregada de significado até o maior grau possível, a oficina pretende investigar as formas pelas quais o autor pode alcançar, ao nível do texto, essa linguagem plena de significados.
No corpo do texto entrelaçam-se três níveis de informação estética, a saber: (a) melopeiamúsica verbal, (b) logopeiacoreografia do intelecto, e (c) fanopeiametáfora e imagem.
 Através de leituras compartilhadas de textos poéticos tanto de autores consagrados, como dos próprios participantes esses conceitos e técnicas serão aplicados na perspectiva de uma progressiva consciência de linguagem dos participantes.

Primeiro encontro
Apresentação e exemplos da aplicação da função estética da linguagem: poemas, filmes, narrativas em prosa.
 Segundo encontro
Realização de textos, exercícios, experimentos de linguagem e, tendo por base os conceitos apresentados, troca de comentários sobre os resultados.

 
Ronald Augusto é poeta, músico, letrista e crítico de poesia. É autor de, entre outros, Homem ao Rubro (1983), Puya (1987), Kânhamo (1987), de Valha (1992), Confissões Aplicadas (2004), No Assoalho Duro (2007), Cair de Costas (2012) e Decupagens Assim (2012). expediente no blog www.poesia-pau.blgspot.com e é diretor associado do website WWW.sibila.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário