sexta-feira, 23 de novembro de 2012

HOJE É O DIA INTERNACIONAL DO LIVRO

No dia 23 de novembro, comemoramos o Dia Internacional do Livro. Na história da humanidade, o livro foi evoluindo através de diversos formatos. Na antiguidade, o livro era um tijolo de barro, argila ou pedra onde eram gravados os textos. Já nas tribos da Índia, eram feitos de folhas de palmeiras, enquanto para os maias e os astecas eram confeccionados de um material encontrado em casca de árvore e a sua madeira, com formato de sanfona. Os romanos escreviam seus textos em pedaços de madeira cobertos por cera. Um tempo depois, os egípcios passaram a escrever seus textos em rolos de papiro que chegavam a vinte metros de comprimento.
     Ainda na antiguidade surgiu o pergaminho. O pergaminho era uma folha feita geralmente de pele de carneiro, durava mais que o papiro e era melhor para escrever. O papel veio como um invento chinês. Mercadores árabes que iam comprar mercadorias chinesas aprenderam a técnica de fazer papel, e ensinaram para os europeus.
     Mas somente na idade média que os livros começaram a ficar parecidos com os de hoje. Quem fazia os livros naquela época eram os monges copistas. Estes eram religiosos que copiavam os livros a mão. Mas como os livros eram muito caros e raros, só os ricos e membros da igreja podiam comprá-los.
     Muito tempo depois, o alemão Johann Gutenberg inventou a prensa. Esta funcionava à mão e utilizava letras de chumbo em relevo. Assim, foi possível fazer vários exemplares de um mesmo livro, a um preço acessível de modo que todos pudessem comprar.
     O hábito da leitura deve ser iniciado ainda nos primeiros anos de vida. A leitura desenvolve a capacidade cognitiva, aprimorando a linguagem, a escrita e a comunicação interpessoal, adquirindo conhecimento, argumentação, crítica e tomada de decisões que são aspectos fundamentais para o exercício da cidadania.
     Separe um horário para ler com seu filho ou sua filha, façam leituras juntos de um mesmo livro ou de temas diferentes, deixe que ele escolha um de sua própria preferência. Compartilhem trechos lidos ou o próprio livro. Serão momentos de descontração e prazer onde vocês farão descobertas surpreendentes. E você, pai ou mãe verá a evolução de leitura, interpretação e criação de seu filho. 



Fonte : <http://gilbertoabramo.blogspot.com.br/2011/11/dia-internacional-do-livro.html>

Nenhum comentário:

Postar um comentário