sexta-feira, 6 de julho de 2012

LANÇADO PLANO MUNICIPAL DE CULTURA









O Plano Municipal de Cultura (PMC) de Porto Alegre teve seu lançamento ontem (05/07) no Teatro Renascença.
O desenvolvimento do PMC é coordenado pela Secretaria Municipal da Cultura, foi apresentado pelo secretário-adjunto da Cultura, Vinícios Brum expressando os desejos da sociedade civil, o mesmo ressaltou a realização de conferências com ampla participação dos diversos segmentos culturais e sociais.
Margarete Morais, representante regional do Ministério da Cultura observou que o desenvolvimento do Plano está previsto no Sistema Nacional de Cultura que vem sendo implantado em todo o Brasil.
Consultor da Universidade Federal da Bahia, o professor Vicente Federico diz que o PMC prevê a assistência técnica a estados e municípios, estabelecendo a responsabilidade com a União de estimular a capacitação das demais esferas para o exercício de suas responsabilidades a partir de um planejamento adequado alinhado às diretrizes nacionais. Paulo Roberto Guimarães, presidente do Conselho Municipal de Cultura, ressaltou a escassez de recursos financeiros para a área cultural, elogiando a prática de ferramentas de planejamento para a execução conjunto de programas e atividades culturais.
O representante da Temática da Cultura no Orçamento Participativo, Cleber Ledesma, pediu que o PMC seja um instrumento de pactuação institucional e política, envolvendo governantes, agentes públicos e sociais, a comunidade artítico-cultural e a sociedade, elogiando o fato de pela primeira vez as três instâncias do governo estarem sintonizadas na direção de um Plano Nacional de Cultura.

Fonte : Portal PMPA 
Texto de: Marcelo Oliveira da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário