quarta-feira, 16 de maio de 2012

MORRE O ESCRITOR CARLOS FUENTES : 11/11/1928 – 15/05/2012


Carlos Fuentes nasceu no Panamá em 1928 e se naturalizou mexicano em 1944. Romancista, ensaísta e embaixador, é o escritor mais conhecido em seu país, junto com Octavio Paz, que foi seu adversário político. Sua obra conquistou prêmios famosos, como o Príncipe de Astúrias (1994), Prêmio Cervantes (1987) e Prêmio da Latinidade (1999). O primeiro romance foi La región más transparente(1957). Sua obra inclui alguns clássicos da literatura fantástica latino-americana: Gringo velho (1985), A morte de Artemio Cruz (1962),Diana ou a caçadora solitária (1994), La raya del olvido, Fronteira de cristal e A laranjeira. Por ocasião do 5º centenário do descobrimento da América, escreveu o ensaio O espelho enterrado, no qual pretendeu resumir a totalidade da arte hispânica e colocá-la em pé de igualdade com a tradição anglo-saxã. Em 2000 publicou Los años con Laura Díaz, romance de alto teor político escrito pela ótica de uma mulher. Sua obra retrata em grande parte a História de seu país: "Existe uma verdade na ficção que amplia a verdade da História”, tem declarado. Em 2002 lançou En esto creo, espécie de autobiografia, um registro em ordem alfabética de seus sentimentos mais íntimos e pensamentos mais públicos. Já em 2004 publicou Instinto de Inêz, um retorno à literatura fantástica, inspirado na ópera A danação de Fausto, de Hector Berlioz. No mesmo ano lançou uma coletânea de artigos que atacaram o então candidato à presidência George Bush no exato momento da eleição norte-americana, numa tentativa de não vê-lo reeleito, e dá-lhe um título de panfleto: Contra Bush. Em 2005 lançou A cadeira da águia, em que narra a situação do México em 2020, numa crítica feroz à elite política. Seu lançamento mais recente é o romance A vontade e a fortuna (Alfaguara, 2008).
Algumas de sua obras estão presentes no acervo da BPMJG:

Narra a história das aventuras de um espião, às voltas com árabes, judeus e americanos... nas entrelinhas, um meio para denunciar com toda a crueza e de forma indignada, a situação de miséria de certos países alienados do direito de usar suas riquezas como quiserem e bem entenderem, aclamado pela crítica e transformado em best seller.




      



O livro é composto de cinco novelas,  curtas e interligadas,                   em que o autor joga com diversos mitos- o conquistador conquistado, a atemporalidade da história – e recorre aos temas típicos de sua literatura ímpar.





Era maio de 1968, e Carlos Fuentes estava lá. Reconhecidamente um dos maiores intelectuais da América Latina, o escritor viajou a Praga com Julio Cortázar e Gabriel García Márquez, escondeu-se em barricadas em Paris e acompanhou o massacre da Plaza de las Tres Culturas, no México. Reúne três textos do autor sobre a época, escritos no calor dos acontecimentos ou pouco depois dos movimentos que chacoalharam o sistema social, educacional e político do mundo ocidental. Nos 40 anos daquele maio histórico, as reflexões de Fuentes revelam uma força sem par e mostram-se absolutamente atuais.



Aura é mais do que uma intensa história de fantasmas: é uma lúcida e alucinada exploração do sobrenatural, um encontro dessa vaga fronteira entre a irrealidade e o tangível, essa zona da arte onde o horror gera a beleza... 









No tempo da revolução de Pancho Villa, Carlos Fuentes localiza o jornalista Ambrose Bierce que declarando-se cansado decide escolher onde quer morrer. Participa da revolução e um ano depois desaparece, tornando-se uma lenda.









Artemio encontra-se preso a uma cama de hospital e é enquanto se encontra aí que revê, um a um, todos os episódios mais importantes da sua vida. Artemio foi um dos participantes empenhados nas campanhas da Revolução Mexicana, mas depois traiu os seus ideais e foi acumulando, ao longo da vida, riquezas e poder.





A Biblioteca Josué Guimarães atende ao público de segunda a sexta-feira dás 9 ás 17horas e aos sábados das 14 às 18 horas.
Para tornar-se sócio basta trazer documento de identidade e comprovante de endereço.


Fonte : www.tirodeletra.com.br





Um comentário:

  1. Estive na região para prestar concurso público e passei na biblioteca. Gostei muito do local.

    Aldivino Renuza, Ourinhos-Jacarezinho

    ResponderExcluir