terça-feira, 20 de março de 2012

OBRAS DE ESCRITORES GAÚCHOS ENRIQUECEM O ACERVO DA BPMJG

Selecionamos alguns resumos de livros lançados por três importantes autores gaúchos que obtiveram muito sucesso entre o público. Os autores dispensam maiores apresentações, pois são velhos conhecidos, sempre publicando obras com textos extremamente atraentes que fazem com que consigam aumentar cada vez mais a sua legião de fãs.
Cada um com seu jeito especial, estes escritores envolvem-nos com suas histórias e suas experiências de vida, repartem conosco suas memórias, alegrias, tristezas e expectativas trazendo para o leitor muitas emoções. Venham embarquem nesta emoção, procure estas e outras obras destes consagrados autores na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães.

 

Neste livro Thedy Corrêa mais conhecido como músico da banda Nenhum de Nós maneja as palavras de forma a mudar não os rumos do mundo, mas os de um ambiente ainda mais complexo: o íntimo de cada um, como o do garoto depressivo que andava pensando em se matar, ou da garota que era abusada pelo padrasto. Algumas dessas histórias estão neste livro de recortes, comentários e crônicas que ajudam a decifrar quem é o general desse exército.  Livro de astro-ajuda – título que brinca com o nome de seu blog, de onde saiu boa parte destas crônicas – é um inventário das reflexões cotidianas do músico. Por vezes ranzinza, apaixonado ou melancólico, mas sempre – sempre mesmo – intenso.

Nesta coletânea de mais de oitenta crônicas, Martha Medeiros aborda temas muito diversos e ao mesmo tempo muito próximos do leitor. A autora tem o dom para aproximar assuntos por vezes fugidios – como é próprio do cotidiano – de questões universais, como o amor, a família e a amizade, e criar lugares de reconhecimento para o leitor, como ao falar de Deus, dos romances antigos e novos, da mulher, de escritores e cineastas que são imortais, de se perder e se reencontrar, do que a vida oferece e muitas vezes se deixa passar. "Feliz por nada", afirma Martha Medeiros, é fazer a opção por uma vida conscientemente vivida, mais leve, mas nem por isso menos visceral.



Antes de virar livro, as aventuras da maravilhosa Jô foram narradas por David Coimbra em seu blog. Em formato de folhetim, o jornalista contava, capítulo a capítulo, o destino e as histórias dessa mulher alucinante. Para transformar-se em livro, Jô na estrada foi revisado, teve suas tramas modificadas, ganhou um novo final e, sobretudo, contou com as primorosas ilustrações do desenhista Gilmar Fraga. Jô na estrada inova no aspecto formal ao apresentar uma narrativa que se mistura e se integra com os desenhos. Os quadrinhos não só ilustram - eles fazem parte dessa história cheia de sensualidade. Duas poderosas formas de expressão - a literatura e as artes gráficas - são utilizadas para contar as aventuras desta mulher extraordinária. Isso porque quem vê Jô nunca mais esquece. Os cabelos, o rosto, os seios apontados para o céu, o bumbum impecável, as pernas longas, roliças, rijas, enfim, linda. Ao mesmo tempo, e além de tudo isso, é excelente dona de casa, esposa exemplar e mãe extremada. Até que um dia... sai da frente! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário