segunda-feira, 26 de março de 2012

LANÇAMENTOS DE LITERÁRIOS NA 53ª SEMANA DE PORTO ALEGRE


Marcando as comemorações pelos 240 anos de Porto Alegre estão previstos os lançamentos de três livros. No dia 26 de março (segunda-feira), às 19h no Teatro Renascença, haverá o lançamento dos livros Porto Alegre Sitiada de autoria do professor Sérgio da Costa Franco e o livro Breve História de Porto Alegre do professor Charles Monteiro. A programação prevê um bate-papo entre os dois autores, em seguida terá sessão de autógrafos. No dia 27 (terça-feira) às 19h será a vez da jornalista e colunista Célia Ribeiro lançar seu livro O Jornalista Farroupilha. Em seguida haverá sessão de autógrafos no saguão do CMC.


Porto Alegre Sitiada-
O livro trata do episódio da ocupação e cerco que os farroupilhas fizeram a Porto Alegre. O professor Sérgio traz o ponto de vista dos soldados, marinheiros e paisanos voluntários que garantiram nos quatro anos de lutas a integridade da capital do Estado. Por tratar-se de um assunto pouco explorado pelos pesquisadores e historiadores o episódio é também pouco lembrado na História do Rio Grande do Sul.

Breve História de Porto Alegre –
O professor e historiador Charles Monteiro apresenta um panorama da vida na cidade de Porto Alegre desde a sua fundação. Aborda fatos históricos, políticos e personagens da vida cotidiana da cidade. Seu foco são os moradores e suas atividades no trabalho, na cultura e no lazer, através destes acontecimentos retrata o crescimento da cidade de Porto Alegre ao longo de 400 anos, tanto em seus aspectos físicos quanto sociais. 


No dia 27 (terça-feira) às 19h será a vez da jornalista e colunista Célia Ribeiro lançar seu livro O Jornalista Farroupilha. Em seguida haverá sessão de autógrafos no saguão do CMC.
 
O livro “O Jornalista Farroupilha” trata da biografia de Vicente Ferreira Gomes, nascido no ano de 1805 em Porto Alegre, onde faleceu aos 32 anos de idade. Carona como era conhecido foi funcionário público, deputado juiz municipal e jornalista. Foi também chefe de polícia da cidade durante a ocupação da Capital pelos farroupilhas desempenhando uma importante atuação.
Trata-se de um importante resgate de uma parte da História do Rio Grande do Sul, além de tratar-se de uma homenagem da autora ao seu trisavô Vicente Ferreira Gomes.

Estes lançamentos encontram-se à disposição dos usuários para consulta ou empréstimo na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães.

Centro Municipal de Cultura Lupícinio Rodrigues
Av. Érico Veríssimo, 307, Bairro Menino Deus.

  Fonte : Portal PMPA.
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário