segunda-feira, 12 de março de 2012

12 DE MARÇO – DIA DO BIBLIOTECÁRIO – DIA DO PROFISSIONAL EM BIBLIOTECONOMIA.


“QUE A BUSCA POR LIVROS NÃO SEJA UM HÁBITO APENAS, POIS JÁ NOS ENSINA A CULTURA POPULAR QUE O HÁBITO NÃO FAZ O MONGE, MAS QUE SEJA O ENCONTRO DE UM LEITOR COM O SEU TEMPO INTERIOR,NO INTERIOR DE UMA BIBLIOTECA”. (Marly Amarilha)
Desde o dia 12 de abril de 1980 o Decreto Lei nº 84.631 instituí no Brasil o Dia do Bibliotecário, a ser comemorado em 12 de março,data escolhida em homenagem ao nascimento do bibliotecário Manuel Bastos Tigre.
Manuel Bastos Tigre nasceu na cidade de Recife no dia 12 de março de 1882, faleceu no Rio de Janeiro em 1º de agosto de 1957, foi bibliotecário, jornalista, poeta, compositor, humorista e um destacado publicitário brasileiro.
Sendo um homem de múltiplos talentos obteve sucesso em todas as áreas que atuou especialmente como publicitário é de sua autoria, por exemplo, o slogan da Bayer “Se é Bayer é bom”.
Prestou concurso para Bibliotecário do Museu Nacional em 1915 apresentando uma tese sobre a Classificação Decimal.Mais tarde, transferiu-se para a Biblioteca Central da Universidade do Brasil, onde serviu por mais de 20 anos. Exerceu a profissão de bibliotecário por 40 anos, é considerado o primeiro bibliotecário por concurso no Brasil.

Um pouco de história...

Na Antigüidade, quando foi inventada a escrita, os bibliotecários eram responsáveis pela escrita e armazenamento dos livros.
Já na Idade Média, as bibliotecas passaram a ter um caráter religioso, e a função do bibliotecário ficou a cargo dos monges, que eram copistas e os próprios editores dos livros. Sua preocupação, porém, era apenas preservar o acervo e proteger as obras.
Hoje em dia, o bibliotecário é o profissional responsável não só por preservar a informação, como também por fornecê-la. É também sua responsabilidade garantir um acesso rápido e seguro a essas informações. O profissional da área de biblioteconomia administra bancos de dados e se responsabiliza por classificar e armazenar informações, além de orientar o público que procura uma biblioteca.
No Brasil, temos 39 escolas de formação acadêmica que formam bacharéis em Biblioteconomia. Onde os estudantes aprendem e são estimulados a desenvolver atividades de organização, tratamento, análise e recuperação de informações em diversos níveis e suportes físicos (impressos, eletrônicos, etc), por meios manuais e automatizados, com vistas ao atendimento das necessidades informacionais de todos os segmentos da sociedade, ao avanço científico-tecnológico e ao desenvolvimento social do país.
O profissional de Biblioteconomia, que tradicionalmente atua em bibliotecas e centros de informação, encontra novas frentes de trabalho em sistemas e redes de informação de setores públicos, empresariais e industriais, escritórios de assessoria e consultoria, organização de arquivos e de documentação particulares, ensino e pesquisa, podendo atuar como analista da informação, como gestor de serviços de informação e também na área de padronização de documentos.

Esta é uma singela homenagem da equipe da BPMJG a todos os Bibliotecários do Brasil que acreditam na informação como meio de ampliar os horizontes e na leitura como uma prática prazerosa que garante uma nova visão de mundo aos leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário