sexta-feira, 1 de julho de 2011

SOBRE BIBLIOTECONOMIA

Os profissionais Bibliotecários contam com um conselho federal, o CFB, e um estadual, que no Rio Grande do Sul é o CBR10, os quais asseguram todos os direitos do profissional.
 Em alguns locais, o curso de graduação em Biblioteconomia mudou de nome, podendo variar entre Biblioteconomia; Biblioteconomia e Documentação; Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação; Documentação; Ciências da informação e Documentação; Biblioteconomia e Ciência da informação; entre outros.

Há cerca de 41 cursos superiores em Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação ou Gestão de Unidades de Informação/Gestão da Informação no Brasil. Ver lista dos cursos de Biblioteconomia oferecidos no Brasil. No Rio Grande do Sul há apenas duas universidades que oferecem o curso: a Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em Rio Grande, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre.

Biblioteconomia na UFRGS:  
-No site da UFRGS é possível ver o currículo do curso de Biblioteconomia, que é realizado em 8 semestres, no período da manhã (podendo eventualmente ter alguma cadeira em outro horário).  
-O curso ocorre na FABICO – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação.  
-O Centro Acadêmico que representa os alunos da Biblioteconomia é o CABAM – Centro Acadêmico de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia.  
-São disponibilizadas anualmente 70 vagas para o ingresso no curso.  
-Créditos do curso:  
Número total de créditos para a diplomação: 168 
Número de créditos obrigatórios: 136   
Número de créditos eletivos: 20    
Número de créditos complementares: 12  
A carga horária total do curso é de 2520 horas/aula.    


Por Mariana Boeira Michelena

Nenhum comentário:

Postar um comentário