terça-feira, 26 de julho de 2011

LIVROS x FILMES

5 livros disponíveis em nosso acervo:

O silêncio dos Inocentes - Thomas Harris

O livro
Para chegar até um sanguinário assassino que tira a pele das pessoas e come seus órgãos, uma jovem agente do FBI conta com a ajuda do psicopata Hannibal Lecter, cuja mente está perigosamente voltada para o crime. Ao seguir as pistas apontadas por Lecter, a jovem se vê envolvida numa teia mortífera e surpreendente.
O filme
Dirigido por Jonathan Demme, foi estrelado por Anthony Hopkins e Jodie Foster em 1991.


O Leitor – Bernhard Schlink
 
O livro
Na Destroçada Alemanha do final da Segunda Guerra Mundial, o adolescente Michael Berg conhece Hanna, uma mulher vinte anos mais velha, com quem inicia um caso amoroso marcado pela descoberta do sexo e da literatura. Quando a amante desaparece de repente, o jovem passa a acreditar que jamais voltará a revê-la. No entanto, anos depois os dois se reencontram. Ele, como estudante de Direito envolvido em um caso de crimes de guerra. Ela, no banco dos réus, acusada de atrocidades em um campo de concentração nazista. Ao reviver as lembranças da mulher que amou e o desejo de justiça, Michael descobre que a antiga amante parece guardar um segredo que ela considera mais grave que homicídio.
O filme
Dirigido por Stephen Daldry, foi estrelado por Ralph Fiennes e Kate Winslet em 2008.

O Corte – Donald E. Westlake
 
O livro
Burke Devore, americano típico, não está nada bem. Desempregado, vê a família se esfacelar e enxerga pela frente um futuro negro. Como recompensa pelos 25 anos de dedicação ao trabalho, o que acabou recebendo foi a perspectiva de uma vida solitária e miserável. Para reverter o quadro, Devore resolve liquidar a concorrência e obter o emprego com que sempre sonhou. A atuação é fulminante. Sua especialidade era fabricar papel e não matar eventuais candidatos a cargo de gerência no mesmo ramo de atividade, mas ele adquire rapidamente a competência para o assassinato.
O filme
Dirigido por Costa Gravas foi estrelado por José Garcia, Karin Viard, Geordy Monfils e Christa Theret em 2005.

Ensaio Sobre a Cegueira – José Saramago
 
O livro
Um motorista, parado no sinal, subitamente se descobre cego. É o primeiro caso de uma “treva branca” que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena , os cegos vão se descobrir reduzidos a essência humana, numa verdadeira viagem às trevas.
O filme
Dirigido por Fernando Meirelles, foi estrelado por Mark Ruffalo, Julianne Moore, Alice Braga e Gael García Bernal em 2008.


Forrest Gump: O Contador de Histórias – Winston Groom

O livro
Um jovem que não parecia talhado para coisa alguma e cujo QI é considerado abaixo do normal passa a correr literalmente atrás dos seus sonhos, Forrest Gump se torna herói da guerra do Vietnã, acompanha a escalada do poder negro, do movimento hippie, vira jogador campeão de pingue-pongue, empresário do ramo pesqueiro, etc. Tudo isso sem perder a singeleza que sempre foi a sua única maior virtude.
O filme
Dirigido por Robert Zemeckis e estrelado por Tom Hanks em 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário