terça-feira, 23 de abril de 2013


KAINGANG E CHARRUAS REÚNEM-SE PARA MARCAR DIA DO ÍNDIO


Dentro da programação da Semana Municipal dos Povos Indígenas, o Núcleo de Políticas Públicas para os Povos Indígenas (NPPPI) da Secretaria de Direitos Humanos, reuniu, no sábado, 20, na Aldeia Kaingang Tüpe Pën, mais de 200 indígenas. Com a presença de lideranças kaingang e charrua e representação de entidades parceiras, as atividades iniciaram pela manhã, às 10h, com os pronunciamentos acerca da luta e das demandas indígenas na cidade e no Estado e estenderam-se à noite com a realização de uma festa. As atividades marcam, anualmente, a passagem do Dia do Índio, comemorado em 19 de abril.  
O secretário municipal de Direitos Humanos, Luciano Marcantônio, prestigiou o evento, falando sobre o envolvimento da pasta com a temática indígena. A secretária-adjunta de Povos Indígenas e Direitos Especificos, Karina Dávila, também acompanhou o evento e aproveitou para conhecer o atelier de cerâmica kaingang, onde são produzidas panelas pelas mulheres kaingang. O momento mais marcante foi a apresentação do grupo de dança kaingang da aldeia anfitriã. Conforme a coordenadora do NPPPI, Rosa Maris Rosado, a Semana Municipal dos Povos Indígenas é um período importante de visibilidade, voz e vez para aqueles que foram esquecidos no silêncio da memória. "Ouvir o que os indígenas têm a dizer, além de um compromisso legal, se reveste de uma possibilidade de reencantar o futuro da cidade", afirma.
No sábado, também aconteceu o Torneio Guarani de Futebol, no Greminho em Itapuã, com a presença de 12 aldeias Mbyá Guarani de Porto Alegre. Já no domingo, 21, aconteceram os jogos finais com premiações as equipes.
As atividades alusivas a Semana Municipal dos Povos Indígenas acontecem anualmente, em abril, quando os indígenas promovem suas festas tradicionais e se envolvem em formações pedagógicas nas escolas e em outras manifestações públicas, como seminários, palestras e apresentações artísticas. 
As atividades prosseguem no dia 24, quando será realizada, às 10h, a abertura da exposição "Kyringüé" (que significa criança na língua Myá guarani) no Museu Joaquim José Felizardo (rua João Alfredo, 582 - Cidade Baixa). O olhar da Kyringüé expresso por meio de  desenhos da aldeia e seu entorno traz a reflexões sobre a existência de distintas infâncias na cidade.

Fonte:http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=160020&KAINGANG+E+CHARRUAS+REUNEM-SE+PARA+MARCAR+DIA+DO+INDIO


Nenhum comentário:

Postar um comentário