quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

VENCEDORES DO PRÊMIO AÇORIANOS DE LITERATURA 2012


Foram entregues na segunda-feira, dia 10 de janeiro no Teatro Renascença as premiações aos vencedores do Prêmio Açorianos de Literatura 2012, o evento é organizado pela Secretaria Municipal da Cultural.



Destacamos que as obras vencedoras já estão disponíveis para consulta e empréstimo na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães.
Segue abaixo um breve resumo das obras para que você possa escolher aqueles que são do seu interesse. 
Uma Boa Leitura a todos!
Afrontar Fronteiras , ensaio do escritor, tradutor e professor Donaldo Schüler recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura 2012 na categoria Ensaio de Literatura e Humanidades e  também o destaque de Livro do Ano, prêmio dado ao melhor livro dentre os vencedores de todas as categorias.
O seminário Afrontar Fronteiras realizado em 2011, no StudioClio, composto por encontros mensais com pensadores nacionais e internacionais, deu origem à obra homônima, a qual retoma os assuntos abordados e constitui-se, portanto, a partir de amplo debate. O livro amplia as discussões acerca do cérebro, da mente, da máquina, da cultura erudita e popular, da violência, do trabalho, da mulher, da globalização, atentando para contextualizá-las tanto local, como nacional e mundialmente. É marcado pelo estilo reflexivo e ao mesmo tempo pontual, com sentenças breves e densas.
O livro de Márcia Leite, A primeira vez que vi meu pai foi o vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura 2012, em duas categorias Capa e Projeto gráfico. O texto trata da relação de dois meninos com seus respectivos pais. Num diálogo muito bem construído e que revela a sensibilidade da autora e seu conhecimento da alma humana e das dores que podem habitá-la em qualquer fase da vida, os garotos vão falando da presença e da ausência do pai em suas vidas. Forte, contundente e, ao mesmo tempo, extremamente lírico, possibilitará aos leitores mais sensíveis reflexões necessárias.

Maria Teresa e o Javali, texto do gaúcho Gustavo Finkler com ilustrações da paulistana Renata Mattar recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura 2012 na categoria Infantil. Tendo como pano de fundo o período infantil no qual as crianças assistem sempre ao mesmo filme, preferem ouvir sempre as mesmas histórias, fase importante para o desenvolvimento da criança. Maria Teresa, protagonista da história, está vivendo justamente esta fase.
A menina Maria ama ouvir a história "O Javali intrigante", pede aos pais que lhe conte a mesma história todas às noites. Mas em uma dessas noites, para surpresa de Maria Teresa, algo inesperado acontece. Maria acaba sonhando com o javali, pois já conhece muito bem a história. Acontece que o javali é um pouco guloso e acaba por sair do sonho da menina com a intenção de fazer um lanche na cozinha. Quando Maria acorda, o animal não consegue mais voltar para o sonho, só se Maria dormir novamente. Assim, durante todo o seu dia vai viver empolgantes aventuras com o bichinho, só que, para piorar, o animal não parece muito disposto a colaborar.
O livro é projetado com a intenção de instigar ao máximo a imaginação da criança. Ao invés de utilizar sons e cd's com filmes, o texto aponta para certos aspectos das imagens com a intenção de garantir a atenção da criança. Em outros momentos, entretanto, coloca no meio do texto nomes de canções em parênteses, com a intenção de despertar a curiosidade, ao passo que força (de maneira lúdica) a interação com os pais.

O retrato da violência urbana na sociedade jovem é o tema chave do livro vencedor da categoria Infanto-Juvenil Decifrando Ângelo, de Luís Dill. O autor porto-alegrense faz da realidade sua ficção: utiliza-se dos exemplos factuais que desenham os atos de violência na atualidade para contar a história de um evento típico dessa situação (infelizmente) típica. Para isso, Luís Dill narra a trama de forma diferente. Substitui a velha narrativa tradicional por um roteiro de documentário disposto em uma estrutura instigante e inovadora. Sua matéria narrada se transforma, dessa maneira, em diferentes discursos que, por serem produzidos por diferentes personagens, se limitam (ou não) através das versões pessoais de cada um. A responsabilidade, assim, cai sobre as mãos dos entrevistados, e é por eles que a trama é construída. Pela verdade de cada um.
Neste livro, vencedor do Prêmio Açorianos 2012, categoria crônica, Carpinejar retrata a mudança do comportamento masculino. Descobre agora o Borralheiro: Minha Viagem pela Casa no texto o personagem não se sente menosprezado por cuidar das tarefas domésticas. O autor embarca em uma viagem pela residência, passeia por cada cômodo, brincando com as diferenças do comportamento entre marido e mulher e destruindo condicionamentos do sexo e do amor. São 100 crônicas em que o escritor confidência as estratégias de sedução e faz advertências para os rapazes, como nunca mexer no umbigo da namorada ou apertar suas bochechas, além de explorar os tipos familiares como, o sogro, o tio, a mãe e os irmãos. O livro é um convite a repensar a rotina e se apaixonar novamente pelo casamento.
Com uma prosa carregada e densa, que flerta com a poesia, Altair Martins conquistou lugar de destaque no cenário literário nacional. Em Enquanto água, ele retorna ao conto em um livro intermeado pelo mar, suas idas e vindas. Ao todo, são dezoito textos em que a água é tanto o ponto de união quanto de dispersão. Divididos em quatro capítulos, cada grupo de histórias segue uma sensação: chuva na cara, depois da chuva, garoa, água com gás. Na liquidez dessas tramas, a água pode aparecer como um viés do real. Dramas familiares corriqueiros como a disputa entre sogro e genro e a celebração do primeiro aniversário de uma neta se resolvem pela atuação da natureza que cerca os personagens. Original e repleto de experimentações lingüísticas, Enquanto água confirma Altair como um dos melhores contistas brasileiros. Fama que nasceu aos poucos em sua Porto Alegre natal, e ganhou fôlego e endosso da crítica especializada ao longo dos anos: “busquei o ritmo de rios e chuvas, os transbordamentos e afogamentos” , revela o autor vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura 2012 na categoria Contos.
 Maria Carpi vencedora do Prêmio Açorianos de Literatura 2012, na categoria poesia, com o livro A Chama Azul . A obra traz imagens do artista plástico Alfredo Aquino. “Joana, arredada da coroa, sobra-lhe a flor que queima na sobra do alimento, na cota do pranto, no dito do não dito. Arredada do cenáculo, sobra-lhe o sonho que queima nos farelos da desistência, nos farelos da lassidão, nas silenciadas estrelas. Arredada de sua tessitura, resta-lhe de sobra incendiar a vastidão corporal do mundo”. 



O livro que rendeu escritora Letícia Wierzchowski o prêmio Açorianos de Literatura 2012, categoria Narrativa longa, conta a história de um jovem apaixonado que acredita ter encontrado sua alma gêmea. Em pouco tempo, o que seria uma bela história de amor se transforma em um pesadelo, com desfecho trágico. O advogado de defesa, contratado para cuidar do caso, reconstrói a angústia e desilusão de seu cliente, e com ele a história da pequena cidade de Neptuno.

O tempo e o Rio Grande nas Imagens do Arquivo Histórico do RS, a obra venceu o Prêmio Açorianos 2012 na categoria Especial. Publicada pelo Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS), instituição da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Instituto Estadual do Livro (IEL) e a Maestra Comunicação e Cultura, a obra é resultado do trabalho de pesquisa do AHRS e sua equipe técnica, sob a organização de Rejane Penna, historiógrafa da instituição. Com 168 páginas, a publicação reúne mais de 200 imagens do acervo do Arquivo Histórico, desde o século XIX até a contemporaneidade. Estão presentes as fotografias mais significativas e exclusivas que, junto a textos de renomados pesquisadores, contam a passagem do tempo sob diferentes contextos de crises, mudanças e permanências. As imagens selecionadas contemplam quatro temas principais: antepassados, espaços/natureza, sociabilidade e luta/política.
Fontes consultadas:
cultura.rs.gov.br ;
cmcpoa.blogspot.com ;
coordenacaodolivro.blogspot.com ;
livraria.folha.com.br .




Nenhum comentário:

Postar um comentário