segunda-feira, 5 de março de 2012

PLANO MUNICIPAL DO LIVRO E DA LEITURA NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE


Na manhã desta segunda-feira dia 5 ás 10h na Pinacoteca Aldo Locatelli do Paço dos Açorianos, foi sancionada pelo prefeito José Fortunatti juntamente com o secretário municipal da Cultura a Lei que institui o Plano Municipal do Livro e da Leitura no Município de Porto Alegre.


“O Plano Municipal do Livro e da Leitura (PMLL)  foi votado e aprovado em dezembro pelos vereadores de Porto Alegre e pretende viabilizar ações e investimentos nas áreas de democratização do acesso ao livro  (através da valorização de bibliotecas escolares, públicas e comunitárias, assim como de outros espaços de leitura tradicionais ou alternativos), fomento à leitura, formação de mediadores, valorização da leitura e comunicação e desenvolvimento da economia do livro.
A elaboração do PMLL envolveu mais de mil participantes. Foram realizados sete encontros regionais na cidade para ouvir as comunidades, enriquecendo o trabalho com sua experiência. Houve ainda sete conferências temáticas: desenvolvimento da economia do livro, fomento à leitura e à formação de mediadores; democratização de acesso e valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico.
O grupo de trabalho responsável pela iniciativa também participou de plenárias do Conselho Municipal de Cultura, Conselho Municipal de Educação, Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente e nas redes específicas de cada setor de seus representantes.
Esse grupo de trabalho é composto por representantes das secretarias municipais da Cultura, da Educação, de Coordenação Política e Governança Local, pela Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura da Câmara de Porto Alegre, organização não-governamental Cirandar, Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre, Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região, Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil, Associação Gaúcha do Escritor, Goethe Institut Porto Alegre, Câmara Rio-Grandense do Livro, Conselho Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Educação”.

Notícia publicada originalmente no Portal PMPA, com texto de Fábio Cardoso e edição de Álvaro Luiz Oliveira Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário